O Governo do Estado, por meio da Secretaria da Saúde (Sesa), lança a campanha “Doe sangue, doe vida” para incentivar as doações durante o Junho Vermelho, mês de conscientização sobre a importância da doação – 14 de junho é o Dia Mundial do Doador de Sangue.
Durante esse período, as 23 unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) reforçam a necessidade de ampliar o número de doadores para manter os estoques que, diariamente, salvam centenas de vidas. Os hemocomponentes captados são distribuídos em 384 hospitais – públicos, privados ou filantrópicos
Atualmente, a Hemorrede paranaense atende 95,6% dos leitos do Sistema Único de Saúde (SUS).
QUEM PODE DOAR – É necessário ter entre 16 e 69 anos completos. Menores de idade necessitam de autorização e presença do responsável legal. Os homens podem doar a cada dois meses, quatro vezes ao ano. As mulheres, a cada três meses, num total de três doações ao ano.
O doador deve pesar no mínimo 51 quilos, estar descansado, alimentado e hidratado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação) e apresentar documento oficial com foto (carteira de identidade, carteira do conselho profissional, carteira de trabalho, passaporte ou carteira nacional de habilitação).
Fonte: https://www.aen.pr.gov.br/Noticia/Doe-sangue-doe-vida-campanha-Junho-Vermelho-incentiva-doacoes-no-Parana
